top of page

Estudos e Artigos

Ele escolheu os cravos...

[Mateus 16.21-28, 17.1-13, 26.36-46]

 

Fazendo uma leitura do relato bíblico de Jesus no Getsêmani, meus olhos não deixaram de lacrimejar com os detalhes do sofrimento ao qual Jesus passou em uma conversa com seu Pai. Na expectativa de existir alguma alternativa para solucionar nossos problemas. E nada, Ele mesmo sabia que era a esperança que todos estavam aguardando.

 

Mesmo após diversos momentos de conversa com seus discípulos relacionados à sua morte e ressurreição, Jesus poderia ter simplesmente desistido de tudo. Virado as costas e negado sua natureza. Fico pensando com meus botões a respeito da palavra onde diz “mas os seus não o receberam”, isto já não seria motivo o suficiente para dizer: Chega! Este povo não merece.

 

No auge de seu sofrimento, suando sangue, afligido por nossos pecados e transgressões (“o castigo que nos traz a paz, estava sobre Ele”, Isaías 53.5), Ele foi capaz de parar, pensar e decidir o meu e o seu futuro. O silêncio do Pai caracterizou a seguinte situação: Meu filho, você não pode desistir agora. E todo o desenrolar desta história nós conhecemos e vivemos hoje.

 

A partir daí é que chamo a atenção de vocês para algo muito importante: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, João 3.16.

 

As lições que tiramos a partir deste momento são infinitas, porém a mais importante é que: O sacrifício de um único homem – aquele que abriu mão de sua glória para viver entre nós, mostrar que é possível viver o que ele viveu e fazer o que ele fez (João 14.12) – abriu as portas do céu para esta humanidade que necessita saber o que é Dependência. Esta dependência nos remete a desenvolver uma Fé Inabalável através da prática da Palavra e da oração contra todos os ardis de Satanás (fraquezas humanas alvo de Satanás: ambição, inveja, arrogância, depressão, revolta, indolência, medo, dor, entre outras) – Romanos 8.35-37, Tiago 1.19-25.

 

E ele escolheu os cravos, é a frase que definiu nosso futuro! De pensar que com sua simples atuação - após saber quem ele era e pra que havia sido chamado – foi capaz de dividir a história e mudar comportamentos. De caminhos que nos levavam diretamente para o inferno, Ele foi capaz de nos dar outra opção: A Vida, João 10.10.

 

Hoje, estamos aqui com o objetivo de nos alinhar novamente às promessas que o Pai nos deixou, nos recordando de que não estamos órfãos e de que este mundo já foi vencido. Tenha você o conhecimento necessário para avançar, sem olhar para trás ou muito menos retroceder – João 14.18, João 16.33, Hebreus 10.39.

 

Não desista, porque Deus não desistiu de você!

Leia a Bíblia. Alimente sua Fé.

 
 
Devocional - Curso de Integração


"Para aqueles que nos próximos 3 meses desejam acompanhar, este é o Plano de Leitura Diário da disciplina Devocional que a Turma 3 - Curso de Integração está desenvolvendo. Invista tempo em conhecer daquele que deu sua própria vida em favor de muitos"

 

Juliano e Tatiana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

___________________________________________________________________________________________________________________
 
O LEÃO E O ELEFANTE


Um recado aos nossos lideres e a quem almeja liderar: O leão é um dos animais preferidos de Deus. Ele inspira para Deus um exemplo de liderança no mundo animal. Gênesis 49.9; Apocalipse 4.7.
O leão não é o animal mais ALTO, não é o MAIOR, não é o MAIS FORTE, não é o MAIS PODEROSO, não é o MAIS INTELIGENTE.
Um elefante é mais alto, é maior, é mais forte, é mais poderoso que o Leão e é até mais inteligente, já se provou isto cientificamente. Já ouviu falar na expressão “Memória de Elefante”? Isto explica sua inteligência.
Entretanto o Leão é o líder do reino animal, os motivos são os seguintes:
1) O Leão acredita no seu potencial
2) Tem confiança em si mesmo
3) Não vive pelo que vê. Vive pelo que crê, ele foi feito para devorar elefantes
4) Tem atitude
5) Quando ele olha para o elefante ele não considera seu tamanho, força, poder, inteligência ou altura. O Leão pensa, pela sua natureza, que está diante de seu ALMOÇO.

Conclusão: Lideres não vivem pelo que vêem, e sim pelo que pensam, acreditam e CRÊEM, entenda a sua natureza, você é filho do LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Há esperança para você.


Fonte: Palestra Doutor Myles Munroe, Liderança servidora.
Pr. Bento Souza.

 

___________________________________________________________________________________________________________________

 

OS VINTE MANDAMENTOS DO BOM LIDER


1. Que seja entusiasmado. Nemias 8.10
2. Que não seja reclamão. Provérbios 15.2
3. Seja Líder, saiba decidir. Josué 1.9
4. Acompanhe suas decisões. Avalie ,acompanhe, Supervisione. Heb. 12.6
5. Visite, importe-se com o outro. Mateus 5.41
6. Adote o melhor padrão. Mateus 11.28
7. Invista em você. Não admita a fossilização.  Mateus 22.29
8. Comprometido com Deus e seus liderados. Mateus 22.37 a 39
9. Que delegue não abdique. Mateus 7.12 (saiba fazer e dar cobertura). Mateus 5.20
10. Que saiba comunicar – dizer o que precisa – informar com clareza
11. Não procrastine. Tiago 4.13,14
12. Seja observador. Observe os detalhes, eles podem decidir sua vida. Mateus 5.18
13. Que saiba aprender, não seja orgulhoso. Provérbios 6.6; Mateus 22.29
14. Que saiba ouvir. Tiago 1.19
15. Que seja confiável. João 15.13; Lucas 17.10
16. ACESSÍVEL – Acessibilidade – Antídoto contra a burocracia. João 14.17
17. Que não desiste. Mateus 28.20
18. Teu alvo e modelo de boa estatura é Cristo. Efésios 4.13
19. Seja cheio da Graça: CHEIO DO AMOR DO PAI. Romanos 5.5
20. Cresça em sabedoria, estatura e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2.52

UM OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Deus não criou servo, nem escravo. Criou Líderes e discípulos. E ambos – líder e discípulo – estão muito próximos um do outro. Há, entretanto uma diferença básica entre eles; esta diferença quem faz não é Deus, não é Jesus nem é o Espírito Santo. Quem faz esta diferença entre Discípulos e Lideres é VOCÊ MESMO, através do exercício e da aplicação pessoal de uma palavra em sua vida: ATITUDE.



Pr. Bento Souza

___________________________________________________________________________________________________________________

UMA DISCUSSÃO SEM PROPÓSITO


Uma discussão SEM PROPOSITO, sempre foi símbolo de TOLICE, FORMA DE ATRAIR PECADO, ATRATIVO DE AÇOITES e de DESCONHECIMENTO DA VERDADE. Veja por que:


1) TOLICE: “O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor seus pensamentos”. Provérbios 18.2
Reflexão: Uma discussão sem propósito é uma conversa ou debate sem propósito; ela existe apenas para expor meus pensamentos. É diferente se tenho interesse em resolver um problema. Entretanto, se for para resolver um problema, preciso que nesta conversa existam quatro coisas: interesse em resolver, ouvido para ouvir que posso estar errado, humildade para aceitar a correção, ter um coração ensinável, e finalmente achar o caminho da sabedoria (resolver a discussão).


2) ATRAINDO O PECADO: “Quem ama a discussão ama o pecado; quem constrói portas altas esta procurando sua ruína.” Provérbios 17.19.
Reflexão: Uma discussão sem propósito é o caminho do pecado, por que expõe você, afeta enormemente sua saúde, e levanta paredes que podem levar anos para desfazer ou nunca serem desfeitas, elas inclusive pode determinar para sempre sua ruína. Se esta discussão é sem propósito e não tem motivações corretas, evite-a.


3) ATRATIVO DE AÇOITES: “As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites”. Provérbios 18: 6,7
Reflexão: A conversa de uma pessoa que age com tolice é sua desgraça. Sua própria boca que derrama ofensas e infortúnios semeará a semente no seu presente, conforme Gálatas 6.7,8 e a sua plantação será multiplicadas para o futuro. Ou seja, será de açoites em sua alma e de armadilhas do tipo: perturbação falta de perdão, tristezas doenças físicas, pois ela finda falando o que não deveria e confessa o que jamais deveria ser dito em publico, certamente vai apanhar da vida.


4) DESCONHECIMENTO DA VERDADE: “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.” Provérbios 17.27.
Reflexão: Uma pessoa sabia é um líder equilibrado emocionalmente pondera tudo que diz. Lideres impulsivo que expandem todo a ira e irritabilidade em uma reunião, alem de contaminarem o ambiente com seus descontroles, intoxicam suas equipes e produzem uma baixa satisfação no ambiente de trabalho e da igreja. Uma pessoa tranquila, equilibrada, certamente se posicionará com elegância diante das afrontas, mesmo que queira “estrangular” todo mundo.
 

“Algumas informações foram tiradas do livro Inteligência Emocional de Arão Amazonas.”

Pr. Bento Souza.

bottom of page